CONHEÇA NOSSA LINHA COMPLETA
Nossos Produtos
Sempre alinhada com seus valores, a Biopetróleo trabalha com o mais alto rigor na seleção e análise de seus fornecedores/produtos para garantir que os produtos comercializados por nós, mantenham sempre os padrões de qualidade exigidos pela legislação.
GASOLINA
Gasolina Comum
A gasolina mais comum é exatamente a chamada de… comum. Ela é a gasolina tecnicamente identificada como “tipo C”, vendida em todos os postos. Trata-se da gasolina comercial, que leva adição de 27% de etanol anidro (sem água). Essa gasolina é obtida a partir do combustível do “tipo A”, que não tem nenhuma adição de etanol, e não é vendida em postos.
A gasolina comum, do tipo C, não recebe nenhum aditivo além do etanol, e por isso tem coloração amarelada. Tanto que, antigamente, era conhecida como “gasolina amarela”. Isso nos anos 70 e 80, quando a gasolina mais nobre (e mais cara) tinha coloração azulada.
A gasolina comum tem octanagem mínima de 87 IAD (índice antidetonante). Esse número determina a resistência do combustível à detonação antes da centelha.
Gasolina aditivada
Acima da gasolina comum aparecem os combustíveis aditivados. Além da adição de etanol, que é obrigatória, essa gasolina recebe também detergentes e dispersantes em sua composição. Teoricamente, esses componentes têm a função de limpar o interior do motor, como formações de carvão em válvulas e câmaras de combustão, por exemplo.
Esse tipo de combustível tem também algum corante, para diferenciá-lo da gasolina comum. Geralmente, ela tem a mesma octanagem da comum, mas pode haver alguma diferença, dependendo da distribuidora.
DIESEL
O Óleo Diesel é um combustível de origem fóssil, obtido a partir do refino do petróleo, composto basicamente por hidrocarbonetos de 8 a 16 carbonos, com baixas proporções de enxofre, nitrogênio e oxigênio. Trata-se de um fluído oleoso, inflamável, tóxico, pouco volátil, límpido e com odor característico. É utilizado como combustível em veículos leves (no Brasil não temos veículos leves a Diesel), pesados, ferroviários, no segmento náutico e para geração de energia elétrica.
Tipos de diesel
Tratando-se de um combustível muito versátil, e visando atender às diversas legislações vigentes, há diversos tipos de óleo diesel disponíveis comercialmente, veremos agora, quais são os tipos e quais suas características:
Diesel S500
Comum e Aditivado
Trata-se de um combustível para veículos com motores ciclo Diesel, com limite de Enxofre especificado em 500 ppm de coloração vermelha, e que não recebe nenhum tipo de aditivo. Está disponível para comercialização na maior parte do país e pode ser utilizado em veículos produzidos anteriormente à 2012. O Diesel S500 Extra Aditivado recebe aditivos detergentes, dispersantes, anti-espumantes e anti-corrosivos.
Diesel S10
Comum e Aditivado
Trata-se de um combustível para veículos com motores ciclo Diesel com baixo teor de Enxofre (S10: 10 ppm), utilizado essencialmente em veículos produzidos após 2012, que necessitam de um combustível mais puro para seu correto funcionamento. Possui coloração incolor à amarelada e não são aditivados. O Diesel S10 Extra Aditivado recebe aditivos detergentes, dispersantes, anti-espumantes e anti-corrosivos.
ETANOL
Define-se o etanol como o biocombustível proveniente do processo fermentativo de biomassa renovável, destinado ao uso em motores a combustão interna, e que possui como principal componente o etanol, o qual é especificado sob as formas de etanol anidro combustível e etanol hidratado combustível. Sua massa específica é a massa por unidade de volume de uma substância a uma determinada temperatura. Já o teor alcoólico é o percentual em base mássica (% m/m) ou volumétrica (% v/v) de álcool em etanol combustível.
Etanol Hidratado
O etanol hidratado é usado diretamente no abastecimento de veículos automotores. É o álcool adquirido pelo consumidor no posto de abastecimento, para os veículos a etanol ou para os veículos com motor flex. Se o consumidor possuir um veículo com motor flex ele pode utilizar exclusivamente o etanol hidratado.
Etanol Aditivado
O etanol aditivado é o álcool hidratado com aditivos que proporcionam melhor rendimento e um desgaste menor do motor. Já o etanol misturado à gasolina é álcool anidro, álcool com graduação alcoólica de no mínimo 99,6%, praticamente álcool puro. Em alguns casos, ocorre também a adulteração do álcool comum com substâncias que tornam o produto mais barato, o que é chamado de etanol adulterado.
Vender etanol adulterado é ilegal, e o uso dele no veículo pode causar diversos malefícios ao motor e ao meio ambiente. Os três tipos de etanol são a mesma substância (C2H6O), mudando apenas a graduação alcoólica, no caso do etanol anidro e hidratado, o uso de aditivos, diferença entre etanol hidratado comum e aditivado, ou a adição de substâncias ilegais, etanol adulterado.
A Biopetróleo mantém rigoroso controle de qualidade para assegurar o fornecimento de etanol dentro dos padrões exigidos pela legislação atual.